domingo, 6 de fevereiro de 2011

PLANEJAMENTO

PARTE 1- a) PLANEJAMENTO DO SISTEMA DE EDUCAÇÃO- é o mais amplo, corresponde ao planejamento feito em nível federal, estadual ou municipal.Incorpora e reflete as grandes políticas nacionais, buscando enfrentar os problemas eduacionais de atendimento à demanda, gerenciamento de recursos, etc.
b)PLANEJAMENTO CURRICULAR- diferentemente do que se imagina o planejamento curricular não se restringe apenas aos conteúdos das áreas de conhecimeto , mas a própria dinâmica da ação escolar. Assim, os eixos do planejamento são os processos formativos do aluno e sua aprendizagem que definem as disciplinas, as metodologias e os peocessos avaliativos. SACRISTÁN (2000) alerta, que devemos levar em conta as experiências culturais como: os temas da atualidade, arte, literatura, tecnologia e a diversidade cultural na organização dos conteúdos de ensino. Neste planejamento estão incluídas as decisões a respeito de normas sociais de conduta, uso da linguagem,relacionamento entre os sexos etnias,classes sociais e outros.
c) PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO- a noção de projeto ,implica uma projeção de futuro (Gadotti, 2001).Sendo assim, é um conceito amplo, produto do planejamento. O Projeto Político Pedagógico precisa ser entendido como possibilidade de resposta a questões como: que sociedade desejamos? Que tipo de cidadão queremos formar? Que educação é necessária para sujeitos deste século? Nesse sentido, a tarefa pedagógica não é dissociada do aspecto político.Falar de um projeto pedagógico é falar de um processo participativo com referencial tomados com horizonte, como por exemplo, instaurar formas de organização de trabalho pedagógica que atenda as demandas de realidade e da realidade mais global. Deixar claro o compromisso com a formação de um sujeito sociocultural, explicitar compromissos, a partir da realidade específica da escola e seus sujeitos, dar suporte aos problemas e situações. O projeto político pedagógico implica, portanto, um certo referencial teórico, filisófico e político.
d) PLANEJAMENTO ENSINO- APRENDIZAGEM- é o mais próximo da prática da prática do professor e da sala de aula, diz respeito ao aspecto didático. Pode ser dividido em Plano de Curso e Plano de Aula.
Concluindo, o planejamento é muito importante, sendo um plano que seguimos durante a execução do nosso trabalho organizando as decisões tomadas.
Os quatros tipos de planejamento específicaram de uma forma bem clara como podemos trabalhar com os mesmos em nossa prática pedagógica.

2- Primeiramente a Professora deve refletir sobre essas questões que se seguem para desenvolver o seu trabalho:
- Ao planejar um dia de aula realizamos um ato político.
- Os planos de aula contém registros vivenciados pelos professores na sala de aula.
- Os planos de aula obtém materiais para pesquisa sobre a prática pedagógica.
- Os planos de aula incorporam experiências, falhas, mudanças e significados sobre a prática pedagógica.

O plano de aula é uma proposta de trabalho do professor para uma determinada aula, representa o planejamento de cada dia. O plano de aula é o registro de várias decisões.
Para realizar um plano de aula a Professora deve seguir essas etapas:

IDENTIFICAÇÃO

Organizar as informações a respeito de:

- INTENÇÕES EDUCATIVAS- é quando delimitamos para a construção de uma pessoa é o reflexo da concepção de educação discutida na construção de um Projeto Político Pedagógicao da Escola. A concepção da escola onde a professora trabalha, mesmo que não registradas, vai influenciar os alunos a aprenderem, o ambiente de aprendizagem, a relação professor - aluno, a forma de organizar os conteúdos, as regras estabelecidas, as atividades desenvolvidas e os processos avaliativos.Todas essa definições estão relacionadas a função social da escola e do perfil dos alunos .

- PERFIL SOCIECONÔMICO DOS ALUNOS - esta análise determina nossas escolhas e nossas práticas pedagógicas.

- CARACTERÍSTICAS DO DESENVOLVIMENTO DO ALUNO E DE SUA FAIXA ETÁRIA - a análise dessas características devem responder à seguinte questão: que aprendizagem são importantes para o perfil de aluno que possuo?

-RELAÇÕES DE TRABALHO NA ESCOLA - como refletem as relações de trabalho, são positivas ou negativas na prática pedagógica, sobretudo de trabalho coletivo.

- ORGANIZAÇÃO DOS CONTEÚDOS - agem diretamente diretamente à questão, quais os significados que contribuem para o desenvolvimento do aluno?

A indentificação é um processo, dinâmico e flixível porque a cada dia amplia-se o conhecimento do professor sobre o aluno , permitindo determinar avanços, estilos de aperndizagens ,gostos e formas sobre novas abordagens avaliativas.

OBJETIVOS

Deve indentificar com clareza e precisão, de forma a permitir orientar as ações do professor e dos alunos em sala de aula e analisar o que realmente se desenvolver e avaliá-los.

- OBJETIVOS GERAIS: são mais amplos e complexos, podendo ser alcançados no final de um ciclo, esses objetivos não são explicitados no plano de aula , eles são definidos no PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS: referem aos alunos que devem saber, fazer e saber ser.
Os conteúdos de aprendizagem como: os conteúdos conceituais, os conteúdos procedimentais, os conteúdos atitudinais são meios que utilizamos para concretizar os objetivos definidos.

ESTRATÉGIAS

As estratégias constituem,nos planos de aula, os meios que os professores vão utilizar para os objetivos daquela aula, do conjunto de aulas ou de todo curso sejam alcançados.
A organização dos espaços e tempos escolares, organização do grupo de alunos, os materiais e recursos didáticos e tecnológicos são decisões nesse âmbito de plano.São consideradas como boas estratégias as seguintes características:
-participação ativa dos alunos,permitindo a tomada de decisões;
-envolvimento dos alunos com a realidade recolhendo informações;
-atendimento às diferenças individuais dos alunos;
-comprometimento dos estudantes em relação as normas discutidas.

AVALIAÇÃO

A avaliação é uma das atividades mais usuais da vida das pessoas. Na Escola, a a ação educativa é re-significada, podendo ser formativa ou somativa.
A avaliação somativa está vinculada á noção de medida,ela é organizada de forma temporal, recortada em bimestres, semestres e examas finais. O Professor vai construindo o parecer do,traduzido em nota, sobre o que o aluno está aprendendo.
A avaliação formativa surge nesse contexto de mudanças contrapondo-se à noção anterior,indicando o estágio de desenvolvimento do aluno e direcionando o processo de ensino aprendizagem. Essa avaliação demanda um compromisso do professor em partilha com o aluno no processo de aprendizagem.

OBSERVAÇÃO E REGISTRO
O registro e a observação pode ser realizadao em instrumentos que incluem desde um caderno de anotações, fichas e recursos tecnológicos para filmagem de atividades observando os alunos.

AUTO-AVALIAÇÃO
A auto-avaliação pode ser realizada através da elaboração de um texto sobre o assunto que será introduzido,a resposta a uma pergunta que aborde o conteúdo pelo mesmo através de desenho, cartaz,relatório, debate,produção de texto em coletivo. Ao realizar a auto-avaliação o aluno conscientiza de seu processo de aprendizagem.

PORTFÓLIO

É a memória da aprendizagem de cada sujeito, montada por ele mesmo, se nacessário com a ajuda do professor.O portifólio é um instrumento muito útil e rico porque pode incluir o registro das produções que os alunos realizam.

PROVAS

As provas muitas vazes são acusadas de simplismente fazeram o controle quantitativo do rendimento escolar dos alunos. Portanto, o Professor e seus alunos devem utilizar a prova como instrumento de avaliação formativa, ajudando o aluno a aprender e o Professor a conduzir o processo ensino-aprendizagem.

ENTREVISTAS

As entrevistas constituem um excelente instrumento de avaliação pois através delas dialogamos,compartilhamos,argumentamos e estruturamos nossas intuições. A entrevista é uma estratégia principal para recolher dados, complementar outros instrumentos como, observação,provas e registros.

CONCLUSÃO

O plano de aula é o registros de um conjunto de decisões para ser desenvolvido no dia a dia.

Um comentário:

  1. Adorei essa síntese, muito oportuna para o momento em que nos encontramos..
    Abraços

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